Minas Gerais em oito dias - 4º
No 4º dia teremos Tiradentes e São João Del Rei, um destino muito aguardado. Uma referencia na história.
VIAGENS PRA QUE TE QUERO
Gilberto Mattos
Tiradentes e São João Del Rei
Para “ mais um dia de lida” um dia de sol até as 16:30 hrs.
Bom, o depois é que vamos contar …
Como de praxe, acordamos com nosso sol de cada dia, depois de um fabuloso café, partimos para Tiradentes e São João Del Rei, terra de Tancredo Neves donde esta sepultado na companhia de sua amada esposa.
Embarcamos as 8:30 para Tiradentes em uma viagem de aproximadamente três horas e meia com uma parada para um café maravilhoso, acompanhado de um tal de pão de queijo que só tem em Minas, não existe mais em nenhum local, só em Minas, ponto, falei.
Após essa paradinha seguimos até Tiradentes para uma visita a varios locais , que, embora pequeno foi muito proveitoso. Esclarecer que neste dia pude adentrar nas igrejas por onde passamos. O motivo? Estava de calça, nos dias anteriores minha vestimenta era uma bermuda. E respeitosamente nao adentro nesses locais sem uma vestimenta adequada.
Terminada a nossa visita, claro sem antes provar o delicioso pastel de angu, que pastel… rumamos para o almoço.
Pareço repetitivo, mas o almoço no restaurante TUTU NA GAMELA é tudo de bom. Pela primeira vez comemos em um local tipicamente mineiro, sem comentários.
Dali rumamos para São João Del Rei, que é bem pertinho, cerca de meia hora.
Fizemos nossa visita a igreja da ordem de São Francisco, com varias fotos, e, uma particularmente , na minha opinião a que mais retratou meus sentimentos.
Aí caiu a chuva, muita chuva, então foi resolvido que tomariamos o rumo de volta. Claro que, sem antes dar aquela paradinha em Lagoa Dourada para provarmos o rocambole que conforte informação, é uma delícia.
– Aqui abro um breve espaço para dar meu testemunho sobre nosso guia, Sr. Luiz , foi uma verdadeira aula de história, que, em nenhum lugar se encontra. Desde o fim do século XVIII até o começo do século XIX, foi ponteando a história Barroca e Rococó com detalhes minuciosos. Uma volta ao tempo. Parabéns pela oratória que, em muitas oportunidades, não nos damos conta. –
Deixamos o local já tarde, por volta de 19:00 hrs, rumo ao hotel. Só que um imprevisto nos deixou trancado na estrada por um bom período. Após a liberação da rodovia, seguimos, e, por volta das 23:20 hrs chegamos ao hotel. Cansados bem verdade, porém, com a cabeça cheia de cultura e história pipocando. Jantar nem pensar, é banho e cama.
Até o próximo dia…
Se teremos imagens? Sim!!!!